segunda-feira, 7 de setembro de 2009

As sete forças do marketing digital



No mundo pós-moderno que vivemos, a constante atualização é algo imprescindível. Hoje é necessário muitas vezes mudar de hábitos e maneiras tradicionais de se trabalhar para podermos ganhar espaço na sociedade. Por isso muitas empresas têm usado de uma nova ferramenta para exercerem suas atividades, a internet. Com o avanço tecnológico desta poderosa arma surgiu também o conceito de “Marketing Digital”, que tenta a aproximação do cliente com o que está sendo produzido e divulgado na web. Este novo marketing conta com sete forças que o mobilizam, são elas: a interatividade, a personalização, globalização, integração, aproximação, convergência e democratização da informação. Todas elas atuam de modos diferentes, mas com o mesmo objetivo de melhorar e o relacionamento com este novo mercado.

1. INTERATIVIDADE:

Já faz algum tempo que o homem exige essa interatividade das empresas na Internet. Hoje ele não mais se satisfaz com informações de um manual de instruções ou o histórico da empresa. O que o consumidor realmente procura são respostas para as suas dúvidas mais profundas, e espera que elas sejam sanadas o mais rápido possível. A interatividade promove o crescimento da relação Consumidor x Empresa e estreita os laços de confiança a ponto de uma empresa contar com a colaboração dos consumidores para o lançamento de um novo produto, por exemplo.

2. PERSONALIZAÇÃO:

Todos nós buscamos ser atendidos de forma especial e personalizada. Se um cliente se sente importante ou ele percebe que determinada empresa se preocupou em resolver seu problema, ele cria um grau de confiança nesta firma. Atendimentos personalizados são cada vez mais comuns, e com a internet isso se tornou muito mais fácil. Por exemplo, com um simples cadastro em um site de um banco, você consegue ser atendido por um consultor em economia que te orientará a investir na bolsa de valores ou então na poupança, o que conta é a taxa dos juros. Ou seja, atendimento personalizado para resolver as suas questões em particular.

3. GLOBALIZAÇÃO:

É fato de que a Internet é uma grande ferramenta de globalização, afinal pessoas em diferentes locais do planeta têm acesso ás informações que são publicadas na rede. Para o consumidor esta ferramenta o ajuda a conseguir diferentes opiniões sobre o produto que ele pretende comprar e também saber as diversas cotações dele pelo mundo. As empresas também se favorecem ao encontrar na web dados que revelem as novidades dos concorrentes, pois assim elas conseguem criar estratégias que visem um “contra-ataque”.

4. INTEGRAÇAO:

Assim como a força da globalização, a integração facilita o relacionamento entre empresas e consumidores. Hoje empresas de diferentes seguimentos podem fazer “parcerias virtuais” e tomarem posturas que visem o lucro de forma bastante fácil. As alianças empresariais são cada vez mais comuns, e a internet só torna isto cada vez mais fácil e seguro.

5. APROXIMAÇÃO:

Esta força do marketing digital tem proporcionado, como o próprio nome já diz, a integração entre consumidor e produtor. No mundo da internet não são mais necessários intermediários nesta relação. Uma pessoa pode fazer suas compras do mês ou comprar um móvel para a sala sem precisar sair de casa, e melhor, sem precisar passar por um vendedor chato que irá te empurrar mais um monte de coisa e cobrar a comissão pela venda. O véu do templo no mundo mercadológico também já se rasgou de alto a baixo.

6. CONVERGÊNCIA:

Este é o mais novo passo no mundo pós-moderno. Para satisfazer as necessidades do homem, as novas tecnologias têm se convergido para que tudo possa ser resolvido de uma única vez, acabando assim com a perda de tempo e os gastos desnecessários. Podemos falar com uma pessoa, fotografar, filmar, acessar nossa conta no banco, assistir TV, ouvir música, fazer um relatório para o trabalho e até mesmo dar uma aula com a ajuda de um celular. As empresas atuais já estão se mobilizando para esta área, e não nos tornaremos clientes de um banco se este não disponibilizar o acesso à nossa conta pela internet ou pelo celular.

7. DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO:

Por fim, constamos uma das grandes possibilidades da Internet, que é a transmissão de conhecimento de forma tão grandiosa e barata. Pessoas de inúmeras partes do mundo podem ter nas telas de seus computadores uma grande enciclopédia, que não se compara a nenhuma produzida por nenhuma editora. O melhor de tudo é saber que essa democratização não facilitou somente o acesso à informação, mas também a produção de conteúdo. Quem nunca ouviu falar em Wikipédia? Mudou a relação de transmissão de informação: antes era um para muitos, hoje estamos na era do muitos para muitos.


Um comentário:

  1. ola!!!!!!!!!
    Vc consegui abilitar o adsense no seu blog e tb adword pois não consegui fazer.ok
    Se vc conseguir fazer o trabalho dá aula passada vc me explica por favor.ok
    Obrigada!!!!!!!!

    Ariana Costa

    ResponderExcluir